segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Texto coletivo: Brincando com as palavras

A estimulação à leitura tem seu começo na gestação no momento em que a mãe usa de músicas, histórias infantis e através do toque que também é um tipo de expressão de carinho e comunicação entre mãe e filho.
No decorrer de sua infância com o contato a um ambiente literário e que seja estimulada pelas pessoas que o rodeiam, faz com que adquiram gosto e o interesse pela leitura. Já quando chegam na escola seus horizontes devem ser ampliados pelo mediador com recursos alegres, culturais e atualizados, complementando um conhecimento efetivo e contínuo, ou seja, para toda a vida, vinculando a leitura com os conteúdos sistemáticos de forma prazerosa e significativa, despertando assim o interesse pela leitura.

2 comentários:

  1. Olá pessoal,

    O grupo discorre sobre a importância da leitura desde a gestão, assim como o acesso a leitura na infância, um ambiente motivador e na escola defende a leitura com conteúdo sistemáticos, em que desperte o prazer da leitura, seria interessante exemplificar como esse trabalho poderia ser desenvolvido, utilizando a poesia nas sérias iniciais.
    um grande abraço
    Zezé

    ResponderExcluir
  2. Caras alunas!
    Enfatizo as observações feitas pela Maria José. O texto elaborado é rico, traz a compreensão coletiva do que foi abordado até aqui, parabéns!
    No entanto, a tarefa era produzir coletivamente um texto que trouxesse possibilidades de aplicação nas séries iniciais: como poderíamos proporcionar aos nossos alunos a capacidade de brincar com as palavras.
    Um abraço!

    ResponderExcluir